Este módulo é um recurso para professores 

 

Introdução

 

Este Módulo oferece uma discussão sobre a relação entre os conceitos de ética e os mídia. O objetivo é facilitar uma reflexão introspectiva sobre as maneiras como todos nós, como indivíduos, temos um papel na criação e disseminação dos mídia. O Módulo explora a importância crítica da ética para ambas as formas de mídia; a tradicional, como o jornalismo; e as formas de mídia mais moderna, como as redes sociais. O advento das redes sociais e dos meios de comunicação digitais tem aumentado a responsabilidade ética dos indivíduos nesse campo, especialmente considerando o alcance global e o poderoso impacto destas novas formas de mídia. Essas mudanças, juntamente com as fake news e as crescentes restrições midiáticas, em todo o mundo, tornam este Módulo importante e relevante para estudantes de todas as disciplinas.

O Módulo, em reconhecimento a tal cenário de mudanças, estende a discussão das responsabilidades éticas para além dos jornalistas profissionais, envolvendo os consumidores de notícias, os usuários das redes sociais e os conhecidos “jornalistas cidadãos”. O Módulo foi projetado para ajudar os professores a aumentar o entendimento por parte dos estudantes de quem é exatamente um fornecedor ou consumidor de mídia e qual o tipo de considerações técnicas que precisam de ser feitas por aqueles que ocupam estes papéis. O Módulo também busca oferecer aos estudantes um entendimento do efeito danoso que pode ter a falta de integridade e ética na oferta e consumo dos mídia.

O Módulo é um recurso para os professores. Oferece um plano para uma aula com três horas de duração, mas pode ser utilizado em sessões mais curtas ou mais longas, ou ainda, ser estendido em um curso completo (vide o Guia para desenvolver uma disciplina autônoma).

 

Objetivos da aprendizagem

 
  • Reconhecer as responsabilidades dos mídia e as dimensões éticas da criação, fornecimento e consumo dos mesmos.
  • Entender as obrigações éticas que os provedores de mídia têm em relação à sociedade.
  • Tomar decisões éticas relacionadas aos mídia, seja como provedores ou consumidores, profissionais ou não profissionais, ou como meros usuários das redes sociais.
  • Analisar os casos e questões éticas dos mídia, usando o modelo de tomada de decisão Potter Box
 
Seguinte: Questões chave
Regressar ao início