Este módulo é um recurso para professores
Os materiais com este icon podem ser encontrados na Livraria de Recursos da E4J.
Publicações das Nações Unidas e da União Europeia
- Recomendação (2018). Recomendação CM/Rec (2018) 8 do Comité do. s Ministros aos Estados-Membros sobre Justiça Restaurativa em matéria penal. Estrasburgo: CE.
- União Europeia (2012).
- Diretiva 2012/29/EU que estabelece as normas mínimas aos direitos, ao apoio e à proteção das vítimas da criminalidade. Bruxelas: UE.
- Conselho Económico e Social das Nações Unidas (2002). Resolução 2002/12 sobre os Princípios Básicos sobre o Uso de Programas de Justiça Restaurativa em Matéria Penal.
- UNODC (2006). Manual sobre Programas de Justiça Restaurativa (em inglês). Viena: UNODC.
- Alonso, Silvina Andrea, and Fava, Gabriel Carlos (2020). Tools for the sustainable resolution of criminal conflicts from a restorative perspective, including conflict mapping. (Pre-print version - published by the authors on Academia.edu).
- Anderson Hooker, David (2016). Little Book of Transformative Community Conferencing. New York: Good Books.
- Bolívar, Daniella, Aertsen, Ivo and Inge Vanfraechem (2015). Victims and Restorative Justice: An Empirical Study of Needs, Experience and Position of the Victim within Restorative Justice Practices. Country Reports . Leuven: European Forum for Restorative Justice.
- Boyes-Watson, Carolyn and Pranis, Kay (2013). Circle Forward: Building a Restorative School Community. Vancouver: Living Justice Press.
- Carrington-Dye, Louise, Emerson, Geoff, Grammer, Diane, Hagemann, Tomar, Hagenmaier, Martin, Hallam, Mary, Knežević, Mladen, Lüth, Mirka, Lummer, Ricarda, Nahrwold, Mario, Reis, Sόnia, Santos, Artur and Renata Soher (2015). Victims in Restorative Justice at Post-sentencing Level. A Manual . Schriftenreihe Soziale Strafrechtspflege: Kiel University.
- Chapman, Tina, Gellin, Maija and Monique Anderson (2015). Protecting Rights, Restoring Respect and Strengthening Relationships: A European Model for Restorative Justice with Children and Young People . Brussels: International Juvenile Justice Observatory.
- Daly, Kathleen (2000). Sexual assault and restorative justice . Restorative Justice and Family Violence Conference: Australian National University.
- Daly, Kathleen (2017). Sexual Violence and Victims' Justice Interests. In: E. Zinsstag and M. Keenan, eds. Restorative Responses to Sexual Violence: Legal, Social and Therapeutic Dimensions. Abingdon, Oxon: Routledge.
- Daly, Kathleen and Danielle Wade (2016). Sibling Sexual Violence and Victims' Justice Interests: A Comparison of Youth Conferencing and Judicial Sentencing. In: E. Zinsstag and M. Keenan, eds. Restorative Responses to Sexual Violence: Legal, Social and Therapeutic Dimensions. Abingdon, Oxon: Routledge.
- Drost, Lisanne, Haller, Birgitt, Hofinger, Veronika, van der Kooij, Tinka, Lünnemann, Katinka and Annemieke Wolthuis (2015). Restorative Justice in Cases of Domestic Violence. Best practice examples between mutual understanding and awareness of specific protection needs . Netherlands: Verwey-Jonker Institute.
- Downie, Jocelyn, and Llewellyn Jennifer J (2012). Being Relational: Reflections on Relational Theory and Health Law. Vancouver: UCB press.
- Dünkel, Frieder, Horsfield, Philip and Andrea Păroşanu (2015). Research and Selection of the Most Effective Juvenile Restorative Justice Practices in Europe: Snapshots from 28 EU Member States . Brussels: International Juvenile Justice Observatory.
- Evans, Katherine and Vaandering, Dorothy. (2016). The Little Book of Restorative Justice in Education. Harrisonburg, VA:The Centre for Justice and Peacebuilding.
- Gavrielides, Theo (2007). Restorative Justice Theory and Practice: Addressing the Discrepancy . Helsinki: European Institute for Crime Prevention and Control (HEUNI).
- Hansen, Toran and Mark Umbreit (2018). Four decades of victim-offender mediation research and practice: The evidence. Conflict Resolution Quarterly.
- hooks, bell (2003). Teaching Community: A Pedagogy of Hope. Routledge: London.
- Karp, David R (2013). The Little Book of Restorative Justice for Colleges and Universities: Repairing Harm and Rebuilding Trust in Response to Student Misconduct. Harrisonburg, VA:The Centre for Justice and Peacebuilding.
- Katounas, Jackie and Fred McElrea (2001). Restorative justice in prisons - a New Zealand experience . Wellington: International Corrections and Prisons Association.
- Lauwaert, Katrien and Ivo Aertsen (2015). Desistance and restorative justice. Mechanisms for desisting from crime within restorative justice practices . Leuven: European Forum for Restorative Justice.
- Laxminarayan, Malini (2014). Accessibility and Initiation of Restorative Justice . Leuven: European Forum for Restorative Justice.
- Lin, Olivia (2005). Demythologizing Restorative Justice: South Africa's Truth and Reconciliation Commission and Rwanda's Gacaca Courts in Context. ILSA Journal of International & Comparative Law, vol. 12, No. 1, 41-86.
- Llewellyn, Jennifer J and Robert Howse (1999). Institutions for Restorative Justice: The South Africa Truth and Reconciliation Commission. The University of Toronto Law Journal, vol. 49, No. 33, 355-388.
- Lummer, Ricarda, Hagemann, Otmar and Reis, Sόnia (2015). Restorative Justice at post-sentencing level in Europe . Schriftenreihe Soziale Strafrechtspflege: Kiel University.
- Lünnemann, Katinka and Annemieke Wolthuis (2015). Restorative Justice in Cases of Domestic Violence: Best practice examples between increasing mutual understanding and awareness of specific protection needs. Austria: Institute of Conflict Research (IKF) & Institute for the Sociology of Law and Criminology (IRKS).
- Marder, Ian (2020). “The new international restorative justice framework: reviewing three years of progress and efforts to promote access to services and cultural change.” The International Journal of Restorative Justice. Issue 3.
- Mercer, Vince, Madsen, Karin Sten, Keenan, Marie and Estelle Zinsstag (2015). Doing restorative justice in cases of sexual violence: A practice guide . Leuven: Institute of Criminology.
- Ministry of Justice (2017). Restorative Justice Best Practice Framework . Wellington, New Zealand: Ministry of Justice.
- Pali, Brunilda and Christa Pelikan (2010). Building Social Support for Restorative Justice: Media, Civil Society and Citizens . Leuven: European Forum for Restorative Justice.
- Pepinsky, Hal (2013). Peacemaking Criminology. Critical Criminology vol. 21, No. 3, 319-339.
- Pointer, Lindsey (2016). Understanding transformational space: an analysis of restorative justice conferences through religious studies theoretical lenses. Restorative Justice. An International Journal. vol. 4, No. 2, 148-167.
- Pointer, Lindsey, McGoey, Kathleen and Farrar, Haley. The Little Book of Restorative Teaching Tools: Games, Activities, and Simulations for Understanding Restorative Justice Practices. Harrisonburg, VA:The Centre for Justice and Peacebuilding.
- Robins, Simons (2015). Restorative approaches to criminal justice in Africa. The case of Uganda. Pretoria: Institute for Security Studies, 57-84.
- Skelton, Ann and Mike Batley (2008). Restorative Justice: A Contemporary South African Review. Acta Criminologica, vol. 21, No. 3, 37-51.
- Toews, Barb (2006). The Little Book of Restorative Justice for People in Prison: Rebuilding the Web of Relationships. Harrisonburg, VA:The Centre for Justice and Peacebuilding.
- Van Ness, Daniel (1997). Perspectives on Achieving Satisfying Justice: Values and Principles of Restorative Justice . Achieving Satisfying Justice Symposium: Vancouver.
- Zinsstag, Estelle, Teunkens, Marlies and Brunilda Pali (2011). Conferencing: A Way Forward for Restorative Justice in Europe . Leuven: European Forum for Restorative Justice.
- Valandra, Edward C, and Hokšíla, Waŋbli Wapȟáha (Eds). (2020). Colorizing Restorative Justice: Voicing Our Realities. St. Paul, MN: Living Justice Press.
Seguinte: Avaliação dos Estudantes