Educação para a Justiça

A iniciativa Educação para a Justiça (E4J) visa prevenir o crime e promover uma cultura de legalidade por meio de atividades educacionais destinadas aos níveis de ensino primário, secundário e terciário ou superior. Essas atividades ajudam os educadores a ensinar a próxima geração a entender e resolver melhor os problemas que podem prejudicar o Estado de Direito e incentivar os estudantes a participar ativamente em suas comunidades e futuras profissões. Um conjunto de produtos e atividades para os níveis primário e secundário está sendo desenvolvido em parceria com a UNESCO.

MATERIAIS NÍVEL PRIMÁRIO

Saiba mais sobre as ferramentas desenvolvidas pela E4J para a educação primária, incluindo materiais educacionais para professores, pais, estudantes e responsáveis por políticas educacionais.

MATERIAIS NÍVEL SECUNDÁRIO

Saiba mais sobre as ferramentas desenvolvidas pela E4J para educação secundária, incluindo materiais para professores, estudantes e Modelo das Nações Unidas.

MATERIAIS NÍVEL TERCIÁRIO

Saiba mais sobre os mais de 100 módulos universitários desenvolvidos pela E4J através das áreas de mandato do UNODC em consulta com acadêmicos de mais de 550 universidades em 114 países.

Dia Mundial da Lí­ngua Portuguesa
29 de Abril de 2021

A iniciativa Educação para a Justiça celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa com parceiros da Rede E4J LP

A Língua Portuguesa é um dos idiomas mais usados e difundidos no mundo, utilizado por mais de 265 milhões de pessoas, da África à América, da Ásia à Europa.  Em acelerado processo de expansão e crescimento, é um importante veículo de integração social e cultural entre os povos e países.

A iniciativa Educação para a Justiça, vencedora do prémio Secretário Geral das Nações Unidas 2020 na categoria Inovação, é uma iniciativa inovadora e abrangente, concebida para apoiar educadores a ensinar as novas gerações a compreender melhor e a resolver problemas que podem lesar o Estado de Direito.

Fortalecer o Estado de Direito Através da Educação: da Teoria à Prática
9 de Fevereiro de 2021

Fortalecer o Estado de Direito Através da Educação: da Teoria à Prática

O evento "Fortalecer o Estado de Direito Através da Educação: da Teoria à Prática" é uma atividade conjunta realizada pela UNESCO, pelo UNODC e pela CPLP, para celebrar o lançamento de duas publicações em português: "Fortalecer o Estado de direito através da educação: um guia para decisores políticos" e "Capacitar estudantes para sociedades justas: um guia para professores da educação secundária" . A sessão de duas horas contará com a presença de autoridades governamentais, decisores políticos dos setores da educação e da justiça, e ainda outras entidades de diferentes países de língua portuguesa, para refletir sobre os desafios, as tendências e as oportunidades de integrar os princípios do Estado de direito através da educação.

Educação para a Justiça - Série de Podcast Global: Corrupção e gênero
3 de Fevereiro de 2021

Educação para a Justiça - Série de Podcast Global: Corrupção e gênero

Será que homens e mulheres são afetados de formas diferentes pela corrupção? Como é que os diferentes sexos são atraídos e se envolvem com atores corruptos? E mais ainda: Como podemos prevenir a corrupção através de estratégias voltadas para a integração de uma perspectiva de gênero?

Com este episódio, pretende-se desmistificar a noção de que mulheres são menos suscetíveis à corrupção que os homens, para que possa entender com maior clareza como a corrupção pode manter e exacerbar as desigualdades de gênero, bem como a importância da integração da perspectiva de gênero no combate à corrupção.

ESPAÇO LÚDICO

Aqui você encontra ferramentas e materiais educacionais desenvolvidos pela E4J e outros parceiros relevantes para crianças de 6 a 12 anos. Trata-se de um espaço para as crianças assistirem a vídeos educativos, criarem BD/histórias em quadrinhos e divertirem-se com jogos educativos.

MODELO DAS NAÇÕES UNIDAS

As conferências Modelo das Nações Unidas (MUN) oferecem uma maneira popular de aprender sobre as áreas de mandato das Nações Unidas e de fornecer aos líderes de amanhã uma visão sobre negociações em nível internacional. A E4J desenvolveu um Guia de Recursos para apoiar aqueles que organizam conferências do MUN na incorporação de questões das áreas de mandato do UNODC.