Este módulo é um recurso para professores 

 

Materiais de ensino adicionais

 

Esta seção inclui links para assistentes de ensino relevantes, como slides do PowerPoint, material de vídeo, estudos de caso e outros recursos que poderiam ajudar o professor a ensinar os problemas abordados pelo Módulo. Os slides e outros recursos podem ser adaptados pelos palestrantes.

Apresentação de PowerPoint 

 

Material de Vídeo 

1: Fatores motivacionais de recrutamento e subsequente desilusão de combatentes estrangeiros que se juntam ao ISIL

Os fatores motivacionais para os combatentes estrangeiros que se juntam a organizações terroristas como o ISIL podem ser complexos e multifacetados. O que é evidente também é que muitos desses combatentes ficam desiludidos com a realidade de sua nova situação, percebendo muitas vezes tarde demais que eles são vítimas de máquinas de propaganda de recrutamento terrorista eficazes, mas enganosas. Veja: ONU Notícia. Síria: Estudo da ONU encontra combatentes estrangeiros que retornam 'desiludidos' por grupos que se juntaram. (4 de agosto de 2017).

Assista alguns ou todos os vídeos curtos a seguir que trazem diferentes perspectivas.

2: Impedir a radicalização nas prisões

Conselho da Europa "Entrevista com Vivian  Geiran; Diretrizes para evitar a radicalização nas prisões" (12 de fevereiro de 2016).

 

Ferramentas

Prevenção e Combate ao Extremismo Violento

O risco de terrorismo, incluindo as causas subjacentes e manifestações do extremismo violento, ao mesmo tempo em que compartilha alguns atributos e fatores comuns, pode variar significativamente entre regiões (sub-) Por isso, é importante não adotar uma abordagem "um tamanho que se encaixe em todos", mas sim garantir que princípios genéricos, fatores assim e por diante devidamente contextualizados.   Nesse sentido, uma ferramenta útil é a Pesquisa Global de Implementação da implementação dos requisitos do Conselho de Segurança 1373 (2001) que retomam como principais ameaças, tendências e assim por diante das (sub-) regiões geográficas da (sub-) regiões geográficas da África, Ásia, América Latina, Europa e América do Norte.

 

Iniciativas regionais africanas contra o extremismo violento

 

Iniciativas regionais asiáticas contra o extremismo violento


 

Iniciativas regionais interamericanas contra o extremismo violento

Até o momento, a OEA não parece ter adotado instrumentos ou iniciativas específicas destinadas a prevenir ou combater o extremismo violento. É possível, porém, que tais medidas estejam dentro da competência mais ampla do terrorismo "Prevenir, Combater e Eliminar" que formam a base das saídas da Assembleia Geral da OEA e da CITCE, por exemplo:

Veja iniciativas nacionais, por exemplo:

  • Departamento de Estado dos EUA e USAID (2016). Estratégia Conjunta de Combate ao Extremismo Violento.
  • Departamento de Estado dos EUA, Departamento de Contraterrorismo e Combate ao Extremismo Violento "a missão é promover a segurança nacional dos EUA, assumindo um papel de liderança no desenvolvimento de estratégias e abordagens coordenadas para derrotar o terrorismo no exterior e garantir a cooperação contra o terrorismo de parceiros internacionais". Mais recursos disponíveis aqui.
 

Oriente Médio e Golfo – iniciativas regionais contra o extremismo violento

[Não foi possível considerar todas as saídas de LAS devido à sua disponibilidade apenas em árabe. Pode ser que outras iniciativas e saídas existam também.]

 

Iniciativas regionais europeias contra o extremismo violento

Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE)

Conselho da Europa

União Europeia (UE)

 
Seguinte: Referências
Regressar ao início