Este módulo é um recurso para professores 

 

Introdução

 

A razão pela qual as pessoas se envolvem no crime, é a questão fundamental no estudo da criminologia. Muitos estudos foram conduzidos com o escopo de explicar e perceber a existência do crime. O registo histórico demonstra que o crime existe em todas as sociedades, mas os níveis da criminalidade variam drasticamente, tanto dentro da nação, como entre Estados. Para além disso, os níveis da criminalidade podem variar, e variam de facto, ao longo do tempo. Esta observação tem duas implicações relevantes: a primeira, é de que há a possibilidade de melhorar qualquer situação existente, e a segunda, é que há muitos exemplos de variações crescentes e decrescentes da criminalidade pelo mundo para serem estudados.

Comparativamente a outros aspetos da criminalidade organizada, pouca atenção tem sido dada às suas causas e fatores coadjuvantes. As causas correspondem a eventos fundamentais, estruturas e condições subjacentes, que existem ao longo do tempo, e que são necessários à criminalidade organizada, para que esta se forme e se manifeste. Quanto aos fatores coadjuvantes, estes são fatores que estimulam a expansão das atividades criminosas organizadas. Por exemplo, a literatura sobre a Ásia Central, comummente refere a existência de tribos e clãs, ou uma forte coesão social, como um fator que facilita a criminalidade organizada. (UNODC, 2007) Estes estudos sustentam, que a forte coesão social, facilita a integração das pessoas nas atividades criminosas organizadas. Não obstante, estes fatores facilitadores não são suficientes para explicar a razão pela qual as pessoas se envolvem em atividades criminosas organizadas. Há ainda um terceiro grupo de fatores que desempenham um papel importante na criação e na coadjuvação da criminalidade organizada: os chamados “fatores mobilizadores”. Predominantemente, estes fatores dizem respeito às motivações dos principais stakeholders, e portanto correspondem ao conjunto de razões e causas, altamente pessoais, pelas quais as pessoas se envolvem em atividades criminosas. Elas são consideradas de forma transversal ao longo deste Módulo.

Este Módulo fornece uma visão geral das diferentes abordagens adotadas na criminologia, para as causas e os fatores coadjuvantes da criminalidade organizada, bem como distinguir os pontos fortes e os pontos fracos das explicações relacionadas com a temática. Considerando a existência de uma variedade de atividades levadas a cabo pelos grupos criminosos organizados, bem como a existência dos diferentes tipos de grupos, com uma base de membros muito diversificada, é provável que seja necessária mais do que uma explicação para esclarecer as causas e os fatores coadjuvantes da criminalidade organizada.

Tópicos em análise

  • Perspetivas positivistas da criminologia
  • Oportunidade impedida
  • Hedonismo
  • Teoria da atividade de rotina
  • Fracasso do Estado
  • Assimetria criminológica
  • Explicação ética da conduta criminosa
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs)

Objetivos de Aprendizagem

Este Módulo fornecerá aos professores as orientações e os recursos necessários para ensinar, aos seus estudantes, o seguinte:

  • Perceber a tipologia das diferentes abordagens às causas da criminalidade organizada.
  • Avaliar a aplicação desta tipologia em diferentes situações.
  • Distinguir os pontos fortes e os pontos fracos das diferentes explicações da criminalidade organizada, em vários contextos.
 
 Seguinte: Questões chave
 Regressar ao início