Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de estrutura de aula

 

Esta seção contém recomendações para uma sequência didática, com o objetivo de atingir resultados de aprendizagem a partir de uma aula de três horas. O palestrante pode desejar desconsiderar ou encurtar alguns dos segmentos abaixo, de forma a dar mais tempo a outros elementos, incluindo à introdução, atividades “quebra gelo”, conclusão ou intervalos. A estrutura também pode ser adaptada para aulas mais curtas ou mais longas, dado que a duração das aulas varia de país para país.

Idealmente, permitir que os estudantes reflitam e compartilhem as suas experiências. Pode usar-se até uma hora em cada exercício e o palestrante pode escolher conduzir um ou dois dos exercícios descritos no Módulo. 

Introdução (15 mins)

  • Apresentar termos relevantes e oferecer uma visão geral sobre o contexto histórico da Ética do Cuidado (EoC). Use o Gilligan, Noddings, Tronto como fontes.

Ética do Cuidado (25 mins)

  • Discutir a EoC e a conduta moral do cuidado (incluindo a “Conduta Superior” de Singer.

Discriminação de Gênero (40 mins)

  • Discutir a discriminação de gênero, incluindo sexismo, e conduzir o Exercício 1 (O privilégio é invisível àqueles que o têm) ou o Exercício 2 (Dramatização “Caminhada Esportiva”.

Equilíbrio entre o eu e o outro (30 mins)

  • Discutir formas de equilibrar o cuidado com o outro com a ideia de prover a nós mesmos e aos nossos dependentes, com referência à fala de Suzuki e conduzir  Exercício 3 (Eu versus Outro, com a Brown Ted Talk).

Visão implícita de gênero (30 mins)

  • Conduzir Exercício 4 (IAT Carreira-Gênero) ou Exercício 5 (Decodificador de Gênero) e discutir a visão implícita de gênero.

Assédio sexual online e no trabalho (30 mins)

  • Conduzir Exercício 6 (Assédio sexual online) ou Exercício 7 (Dramatização: assédio sexual no local de trabalho).

Conclusão (10 mins)

  • Concluir a sessão com o Exercício 8 (Estudo Rápido) e uma discussão das principais lições da sessão.
 
Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início