Este módulo é um recurso para professores 

 

Introdução 

 

Este Módulo introduz as dimensões da ética de gênero. Visa ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o quanto as visões, implícitas ou inconscientes, sobre os preconceitos relacionados às questões de gênero, podem impedir que pessoas levem uma vida ética. O Módulo enfoca a marginalização de gênero feminino. Isso não sugere que homens não possam ser discriminados. Contudo, como reconhecido pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (United Nations’ Sustainable Development Goals) (SDGs), as mulheres são, em sua maioria, submetidas a diversos tipos de discriminação de gênero e violência ao redor do mundo. O Módulo discute diferentes formas de discriminação de gênero sofridas pelas mulheres e considera as abordagens que se desenvolveram em resposta a tais danos. Concentra-se na teoria ética feminista relacional conhecida como Ética do Cuidado (EoC) e mostra com esta estrutura pode ajudar a identificar e tratar a discriminação de gênero. Embora o Módulo esteja focado na marginalização das mulheres, muitas de suas visões podem ser aplicadas na análise da marginalização de outros grupos.     

O modulo é um recurso para palestrantes. Ele oferece um esboço para uma aula de três horas, mas pode ser usado em sessões mais curtas ou mais longas, ou expandido em um curso completo. (ver: Guia para desenvolver uma disciplina autônoma).

 

Objetivos de aprendizagem

 
  • Definir gênero, discriminação de gênero, interseccionalidade e a teoria da Ética do Cuidado.
  • Compreender as formas pelas quais as pessoas são marginalizadas com base em seu gênero e as maneiras em que o gênero faz intersecção com outras estruturas de poder.
  • Detectar o sexismo na vida cotidiana e compreender as maneiras de combatê-lo, individual e coletivamente.
  • Compreender o feminismo e a ética feminista em seu contexto histórico
  • Aplicar a teoria da Ética do Cuidado, para analisar e impedir a discriminação de gênero.
  • Demonstrar o que significa, na vida cotidiana, tomar uma posição contra a discriminação de gênero
 
Seguinte: Questões chave
Regressar ao início