Este módulo é um recurso para professores 

 

Avaliação dos estudantes

 

Esta secção contém atividades a desenvolver após a aprendizagem dos diversos temas, como forma de avaliar a compreensão do Módulo por parte dos alunos. Os exercícios a utilizar em contexto de sala de aula, ou como forma de preparação das aulas, são apresentadas na secção dos Exercícios.

Para avaliar a compreensão do Módulo por parte dos alunos, são propostas as seguintes tarefas depois do termo das aulas: 

Atividade 1

É recomendada a realização de um trabalho escrito, de 3 a 4 páginas, que permitirá aos alunos a análise dos cenários apresentados, aplicando o seu conhecimento sobre o processo restaurativo e seus princípios. 

Cenário 1

Mateus, toxicodependente em recuperação, teve uma recaída que durou vários dias. Desesperado para manter o efeito das anfetaminas que consumia, e sem dinheiro, entrou numa loja de óculos de sol. Quando estava a subtrair os óculos, foi confrontado pelo segurança da loja. Mateus empurrou-o para conseguir fugir, deixando-o, no chão, aterrorizado e irritado. 

Cenário 2

Sara estava atrasada para levar o filho ao jardim de infância. Antes de sair da garagem, olhou para os dois lados, e como não viu ninguém, começou a recuar o carro, atropelando Sérgio que estava a andar de bicicleta, fraturando-lhe a coluna. 

Os alunos são convidados a pensar numa resposta restaurativa relativamente a um dos casos apresentados, analisando também as implicações do processo restaurativo. A resposta deverá incluir uma avaliação do impacto do dano, a identificação das necessidades das pessoas envolvidas, apurando como poderão ser satisfeitas. Os alunos são convidados a pensar, de forma criativa, sobre um resultado que possa beneficiar todos os sujeitos envolvidos. O trabalho permite que os alunos expliquem os valores e princípios restaurativos fundamentais que orientam os encontros restaurativos. Os alunos devem demonstrar que tiveram em conta as necessidades e os direitos da vítima, do alegado ofensor, bem como as várias dimensões do interesse público. 

Atividade 2

Os alunos têm a oportunidade de assistir a um vídeo sobre uma conferência restaurativa, depois da qual poderão escrever uma reflexão crítica sobre o que aprenderam sobre processo restaurativo (3-4 páginas). Os alunos devem examinar as interações entre os participantes, os tópicos abordados e os valores que sustentam o processo. O trabalho promove a compreensão dos alunos sobre as dimensões teóricas da Justiça Restaurativa, através da experiência prática de um diálogo restaurativo. (Os docentes podem optar por atribuir, ou permitir que os alunos escolham, um vídeo da secção de Materiais Vídeo).

 
Seguinte: Materiais de Ensino Adicionais
Regressar ao início