Este módulo é um recurso para professores 

 

Conselhos / Instituições Regionais de Prevenção da Criminalidade

 

África 

 

Centro para a Justiça e Prevenção da Criminalidade (Centre for Justice and Crime Prevention– CJCP)

Região(s): África do Sul

Descrição: CJCP é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a pesquisas e intervenções para a prevenção precoce da violência. O seu site tem várias publicações sobre resiliência familiar, desenvolvimento infantil, segurança escolar e proteção infantil. 

Fundação CLEEN (CLEEN Foundation)

Região(s): Nigéria

Descrição: A Fundação CLEEN é uma organização não-governamental, criada em 1998. Promovem a segurança pública, a proteção e a justiça acessível por meio de pesquisas empíricas, advocacia e publicações, em parceria com o governo, a sociedade civil e o setor privado. 

Organização para a prevenção da criminalidade comunitária (Community Crime Prevention Organisation– CCPO)

Região(s): Cidade de Amanzimtoti província de KwaZulu-Natal na África do Sul

Descrição: A CCPO é uma organização local de prevenção da criminalidade, iniciada pela comunidade que ajuda a polícia local a combater o crime, colocando guardas e agentes à paisana em pontos críticos. Também implementam estratégias proactivas de prevenção do crime na sua cidade. 

Centro Nacional de Investigação sobre Crimes (National Crime Research Centre– NCRC)

Região(s): Quénia

Descrição: O NCRC é um centro de pesquisa sobre crime, da responsabilidade do governo e estabelecido sob a direção do Gabinete do Procurador Geral e Departamento de Justiça. Os resultados das suas pesquisas, principalmente focadas nas causas do crime e na sua prevenção, contribuem para a elaboração das políticas nacionais de justiça criminal do Quénia e para os programas de prevenção do crime. 

Salva-me (Rescue Me)

Região(s): Cidade de Beirute, Líbano

Website: Não se encontra disponível, mas pode ser contactado por email: rqme@outlook.com

Descrição: A Rescue Me foi fundada em 2011 e é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de criar comunidades mais seguras através da prevenção de crimes e extremismo violento. A sua abordagem para a prevenção do crime é largamente baseada no desenvolvimento social - oferecendo workshops educacionais em escolas, prisões e comunidades. Acreditam que a identificação e a gestão de fatores de risco durante as etapas iniciais da vida de alguém, são cruciais para reduzir possíveis crimes futuros. 

Jovens Voluntários do Ruandano Policiamento Comunitário (Rwanda Youth Volunteers in Community Policing– RYVCP)

Região(s): Ruanda

Descrição: O RYVCP é uma organização de policiamento comunitário para jovens adultos, com o objetivo de apoiar e promover a consciencialização sobre as atividades de segurança humana. Os membros costumam trabalhar em parceria com a polícia nacional, na implementação de estratégias de prevenção do crime e no intercâmbio de informações sobre crimes. 

Prevenção do Crime Contra a Vida Selvagem (Wildlife Crime Prevention– WCP)

Região(s): Zâmbia

Descrição: O WCP apoia o trabalho do Departamento de Parques Nacionais e Vida Selvagem da Zâmbia na redução do comércio ilegal de vida selvagem na Zâmbia e nos países vizinhos. O tráfico ilegal de vida selvagem inclui o comércio ilegal de animais selvagens vivos, produtos da vida selvagem ou seus derivados, bem como flora e fauna. 

Vigilância do Crime Juvenil na Libéria (Youth Crime Watch of Liberia – YCWL)

Região(s): Libéria

Descrição: A YCWL é uma organização liderada por jovens, formada em 2004. A YCWL visa melhorar a qualidade de vida das suas comunidades, mediante a prevenção da criminalidade, do empoderamento e do emprego dos jovens. A organização reconhece a importância dos jovens cidadãos capacitados que participam ativamente na sociedade para prevenir o crime. A YCWL executa programas de formação de jovens que promovem a construção da confiança, a cura de traumas, as competências na área dos negócios e o desenvolvimento pessoal para ajudar a resolver as causas subjacentes do crime. Os jovens são incentivados a cuidar ou ajudar os membros da sua comunidade, e o programa resultou numa redução do crime, violência e abuso de drogas. 

Associação Zimbabué pela Prevenção Criminal e Reabilitação de Infratores (Zimbabwe Association for Crime Prevention and Rehabilitation of the Offender – ZACRO)

Região(s): Zimbabué

Descrição: A ZACRO é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1923, que trabalha na prevenção da criminalidade, promove a reabilitação e reintegração de infratores. Também trabalham na defesa pela justiça nas prisões do seu país. 

 

Ásia e Oceânia 

 

Sociedade Indiana pela Prevenção da Criminalidade (All India Crime Prevention Society – AICPS)

Região(s): Índia

Descrição: A AICPS visa promover a consciencialização sobre a prevenção do crime, estabelecendo comités distritais em vários Estados da Índia para ajudar a polícia local a tornar a Índia num país livre de crime. 

Centro da região Ásia-Pacífico para a Responsabilidade em Proteger (Asia Pacific Centre for the Responsibility to Protect – APR2P

Região(s): Austrália

Descrição: O APR2P é fruto duma parceria entre o Departamento de Relações Exteriores e Comércio do governo australiano com a Universidade de Queensland. O APR2P dedica-se à ajuda das nações da região Ásia-Pacífico na prevenção de crimes e atrocidades em massa. Os princípios que regem este centro são os da responsabilidade pela proteção. 

Conselho Australiano de Prevenção da Criminalidade (Australian Crime Prevention Council – ACPC

Região(s): Austrália

Descrição: O ACPC foi formado originalmente em 1960, para tratar do apoio aos ex-reclusos, expandindo-se posteriormente para incluir o seu foco também na prevenção do crime. Atualmente, os desafios de prevenção da criminalidade incluem o financiamento de iniciativas de prevenção do crime e a cooperação entre os setores público e privado na implementação de iniciativas de prevenção da criminalidade. 

Centro Hedayah (Hedayah Center)

Região(s): Emirados Árabes Unidos (UAE)

Descrição: O Centro Hedayah foi formado em 2012 pelo governo dos Emirados Árabes Unidos, para combater o extremismo violento e o terrorismo, com o objetivo de ser o principal centro internacional e plataforma operacional de especialistas nesta área. Para além disso, o centro visa promover o entendimento e a partilha de práticas eficazes de estratégias, para combater o extremismo violento, com uma audiência global. 

Fundação para a Prevenção da Criminalidade na Malásia (Malaysia Crime Prevention Foundation – MCPF

Região(s): Malásia

Descrição: A MCPF é uma organização governamental sem fins lucrativos, dedicada a promover a consciencialização para a prevenção da criminalidade e reabilitação de infratores. O objetivo final é alcançar a paz, a estabilidade e um nível de crime zero na Malásia. 

Metzila

Região(s): Israel

Descrição: Fundada em 1999, a Metzila é uma divisão do Ministério da Segurança Pública de Israel. Desenvolve e opera programas de prevenção da criminalidade, com atividade em 70 municípios e em 24 dormitórios e aldeias de jovens. Os programas são adaptados, para atender às necessidades do município alvo, dando particular atenção a fatores relevantes como as características geográficas e socioeconómicas. (há 26 aldeias de jovens atualmente, vale a pena mudar.

Conselho Nacional de Prevenção da Criminalidade de Singapura (Singapore National Crime Prevention Council – NCPC)

Região(s): Singapura

Descrição: O NCPC é uma organização sem fins lucrativos, comprometida em promover a consciencialização pública sobre o crime e em promover a responsabilidade individual na prevenção do crime. 

Centro Nacional de Resposta ao Crime Cibernáutico (National Response Centre for Cyber Crime – NR3C)

Região(s): Paquistão

Descrição: O NR3C é uma agência de investigação do governo federal, dedicada a combater e prevenir o crime informático. O NR3C é especializado em análise forense digital, investigação técnica, auditorias de sistemas de informação e formação. 

SCFNZ – Fundação Comunidades Seguras da Nova Zelândia (Safe Communities Foundation New Zealand – SCFNZ)

Região(s): Nova Zelândia

Descrição: A SCFNZ é uma organização internacional sem fins lucrativos, com o objetivo de promover e criar Comunidades Internacionais Seguras (International Safe Communities (ISC)) na Nova Zelândia. O ISC é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) que incentiva uma maior cooperação e colaboração entre organizações não-governamentais, o setor empresarial e vários níveis de governo, para garantir a segurança pública. 

 

Europa 

 

Conselho Dinamarquês para a Prevenção da Criminalidade (Danish Crime Prevention Council)

Região(s): Dinamarca

Descrição: O Conselho Dinamarquês para a Prevenção da Criminalidade está envolvido na proteção e segurança em contextos residenciais, online e públicos. O seu site pode ser usado como um recurso para estratégias de prevenção de crimes urbanos. 

Centro Holandês para a Prevenção Criminal e a Segurança (Dutch Centre for Crime Prevention and Safety – CCV)

Região(s): Países Baixos

Descrição: O CCV é uma fundação independente que trabalha para manter a segurança e a qualidade de vida na Holanda. Para atingir os seus objetivos, o CCV disponibiliza conhecimento, ferramentas, material informativo e consultoria personalizada aos stakeholders relevantes. 

Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade (European Crime Prevention Network – EUCPN)

Região(s): Estados-Membros da União Europeia

Descrição: Criada pelo Conselho da União Europeia em 2001, a EUCPN é uma rede que visa criar ligações nos níveis local, nacional e regional, para promover conhecimentos e práticas de prevenção da criminalidade entre os Estados Membros da UE. 

Fórum Francês para a Segurança Urbana (Forum Français pour la Sécurité Urbaine– FFSU)

Região(s): França

Descrição: O FFSU é um fórum francês de segurança urbana que reúne 130 autoridades locais, com o objetivo de fortalecer políticas de segurança e prevenção do crime, além de promover o papel das autoridades locais. As oportunidades de troca de conhecimento são facilitadas na forma de grupos de trabalho, seminários e sessões de formação. 

Congresso Alemão de Prevenção da Criminalidade (German Congress on Crime Prevention – GCOCP)

Região(s): Alemanha

Descrição: O objetivo do GCOCP é fortalecer a prevenção da criminalidade, dentro da ampla estrutura da sociedade. O trabalho do Congresso tem o efeito de contribuir para a redução do crime e do medo do crime. Além disso, serve como fórum para especialistas internacionais em matéria de prevenção da criminalidade partilharem experiências práticas. 

Conselho Nacional de Prevenção da Criminalidade (National Council for Crime Prevention – NCCP)

Região(s): Finlândia

Descrição: O NCCP é um órgão especialista em prevenção da criminalidade, criado em 1999  pelo Ministério da Justiça da Finlândia. Com foco principalmente em iniciativas localizadas de prevenção do crime, o NCCP visa diminuir os danos causados pelo crime e aumentar a segurança. O NCCP compreende representantes de entidades governamentais, de pesquisa e comerciais. 

Conselho Nacional de Prevenção da Criminalidade da Noruega (Norwegian National Crime Prevention Council – KFK)

Região(s): Noruega

Descrição: O KFK funciona como um corpo de especialização do governo norueguês no sistema judicial, divulga o conhecimento sobre prevenção da criminalidade com o objetivo de reduzir o crime e melhorar a segurança na sociedade. 

Observatório Nacional da Delinquência nos Transportes (Observatoire National de la Délinquance dans les Transports– ONDT).

Região(s): França

Descrição: O ONDT é afiliado à Diretoria de Transportes Públicos e tem a responsabilidade de pesquisar e implementar soluções, para evitar a ocorrência de crimes nos transportes públicos. O ONDT visa garantir um elevado nível de confiabilidade, proteção e segurança no sistema de transporte público francês. 

Conselho Nacional Sueco de Prevenção da Criminalidade (Swedish National Council for Crime Prevention –Brå)

Região(s): Suécia

Descrição: Brå é uma agência governamental formada sob o Ministério da Justiça sueco. Trata-se de um centro de conhecimento do sistema de justiça criminal da Suécia, responsável por produzir as estatísticas do crime oficiais do país, realizar pesquisas e avaliações e promover trabalho de prevenção da criminalidade. 

Equipa de Ligação para Idosos (The Senior Citizen Liaison Team – SCLT)

Região(s): Reino Unido - Sudoeste da Inglaterra e Gales do Sul

Descrição: A SCLT é uma organização não-governamental que disponibiliza aos idosos serviços de prevenção do crime, apoio às vítimas e advocacia social. Uma grande parte deste trabalho envolve ajudar vítimas idosas de fraude que foram alvo, devido à sua vulnerabilidade relacionada com a idade.

 

América

 

CCPVJ  

Região(s): El Salvador

Descrição: A CCPVJ é uma coligação composta por organizações governamentais e não-governamentais localizadas na América Central e no México. Os seus objetivos são promover iniciativas cujo alvo é a violência juvenil, desenvolver políticas governamentais inclusivas e coordenar os esforços entre organizações governamentais e não governamentais. 

Instituto Mexicano de Prevenção Integral (Instituto Mexicano de Prevención Integral – IMEPI)

Região(s): México

Descrição: O IMEPI foi formado em 2006 por académicos, especialistas e profissionais, com o objetivo de partilhar conhecimentos sobre prevenção da criminalidade, segurança, desenvolvimento social, dependência e comportamentos de risco. O IMEPI visa promover uma cultura de prevenção abrangente no México e na América Latina. 

Integritas Group

Região(s): México

Descrição: O Grupo Integritas visa reduzir os fatores de risco, na sociedade, associados à violência e ao crime, ao mesmo tempo que fortalece os fatores que protegem os membros da comunidade de se envolverem neste tipo de atividades. 

Conselho Nacional de Prevenção da Criminalidade (National Crime Prevention Council – NCPC)

Região(s): Estados Unidos

Descrição: O NCPC foi fundado em 1982, com o objetivo de ajudar os cidadãos a manterem-se, e bem assim as suas famílias e as suas comunidades, a salvo do crime. O NCPC produz publicações e programas de prevenção da criminalidade que podem ser implementados na comunidade e nas escolas. Eles também são responsáveis por anúncios de serviço público que são transmitidos em todo o país, com o McGruff the Crime Dog®. 

Rede Nacional de Comunidades Seguras (National Network for Safe Communities – NNSC)

Região(s): Estados Unidos

Descrição: Fundada em 2009 no Colégio John Jay de Justiça Criminal, o NNSC concentra-se em apoiar as cidades na implementação de estratégias eficazes para reduzir a violência e melhorar a segurança pública, minimizar o número de detenções e encarceramento, fortalecer as comunidades e melhorar o relacionamento entre as autoridades policiais e as comunidades. Os princípios que norteiam este trabalho são: primeiro, não praticar o mal; fortalecer a capacidade das comunidades para prevenir a violência; aumentar a legitimidade; oferecer ajuda a quem quiser; aplicar medidas de prevenção eficazes; e usar a aplicação da lei de forma estratégica. 

Segurança Pública do Canadá (Public Safety Canada)

Região(s): Canadá

Descrição: A Public Safety Canada foi criada em 2003, com o objetivo de garantir a coordenação entre todos os departamentos e organizações do estado, no interesse da segurança nacional e da segurança do cidadão do Canadá. A Public Safety Canada trabalha para manter os canadianos a salvo de uma série de riscos, incluindo desastres naturais, crime e terrorismo. 

Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (U.S. Agency for International Development – USAID)

Região(s): Estados Unidos

Descrição: A USAID é uma organização governamental dos Estados Unidos dedicada a apoiar a política externa dos EUA e a fornecer assistência internacional. Além dos seus projetos humanitários, a organização implementou vários projetos de prevenção da criminalidade, em parceria com governos estrangeiros. Por exemplo: a USAID estabeleceu uma parceria com o Governo do México na entrega de programas para abordar os fatores de risco dos jovens e os fatores de violência na comunidade, refinar os modelos de prevenção do crime e ajudar a ampliar estratégias eficazes de prevenção do crime. Na República Dominicana, a USAID ajudou a prevenir o crime, aumentando a qualidade da educação escolar e aumentando as oportunidades económicas e de emprego para jovens.

 
Seguinte: Principais Centros de Informação
Regressar ao início