Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de Estrutura de Aula

 

NOTA: A estrutura de aula proposta é meramente indicativa. Sendo varável o conhecimento prévio e a exposição aos assuntos por parte dos alunos, o professor deve adaptar os conteúdos, bem como o tempo sugerido para cada componente do Módulo, de acordo com o contexto educacional e social, necessidades da audiência bem como com outras considerações. 

Atividade quebra-gelo

É recomendado iniciar este Módulo com a projeção de Traficantes de Migrantes: Itália Lança Investigação contra Gangues Criminosos, pela CGTN África (2:35). Este curto vídeo (em Inglês) fornece uma compreensão alargada da investigação Italiana de grupos criminosos e redes envolvidas no tráfico ilícito de migrantes do Norte de África para a Europa. 

Questões propostas para debate:

  • Quais acredita serem os principais desafios nas investigações do tráfico ilícito de migrantes?
  • Que tipo de técnicas de investigação e/ou meios de prova podem ser relevantes neste contexto? 

A moderação do debate deve aludir à afirmação do Procurador italiano Sr. Lo Voi, que realça os fluxos monetários e o facto das investigações demonstrarem ligações com outros grupos criminosos organizados (15 minutos).

Palestra

Em linha com os vários assuntos descritos em 'Introdução e resultados da Aprendizagem' (aprox. 120 minutos)

Pausa (10 minutos)

Estudo de caso 'Caixa 13b' (35 minutos) 

  • Debate aberto com toda a turma.
  • A realizar no final da aula ou após a discussão do tema das investigações financeiras.
  • Inicialmente, deve ser dado acesso aos alunos apenas do excerto dos ‘Factos’ (5 minutos para leitura individual). Após a discussão inicial, a ‘Decisão e Justificação’ pode ser partilhada com os estudantes, abrindo espaço para uma análise crítica do debate anterior.

 

  Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início