Este módulo é um recurso para professores 

 

Introdução

 

Por que algumas ações são lícitas, mas não são éticas, ou são éticas, mas não são lícitas? Este Módulo é projetado para ser usado por professores em várias disciplinas que buscam introduzir os estudantes às ideias de integridade, ética e lei, abarcando o que aqueles conceitos significam e como eles se diferem. Integridade, ética e lei estão na imprensa diariamente e, muito frequentemente, impactam as vidas dos estudantes, de modo que todos eles se beneficiarão ao ter um claro entendimento dessas ideias e dos desafios que elas suscitam. A questões legais discutidas são elementares, fazendo com que o Módulo seja ideal para aulas e programas que não sejam apenas de Direito. No entanto, os estudantes de Direito serão igualmente beneficiados com este Módulo, pois ele introduz uma distinção fundamental que todos os estudantes encontrarão: qual é a diferença entre lei e ética? Por conseguine, o Módulo pode ser integrado em cursos introdutórios em Direito e sistemas legais nacionais, cursos de ética legal ou qualquer curso de Direito que proponha o estudo de questões de ética.

O módulo se propõe a oferecer um planejamento para uma aula de três horas, mas pode ser utilizado para sessões mais curtas ou mais longas, ou ainda expandido para um curso pleno de Direito (ver: Orientações para o desenvolvimento de um curso único).

O módulo é um recurso para professores. Oferece um planejamento para uma aula de três horas, mas pode ser utilizado em sessões mais curtas ou mais longas, ou ainda expandido para um curso pleno de Direito (ver: Guia para desenvolver uma disciplina autônoma).

 

Objetivos da aprendizagem

 
  • Compreender os conceitos de integridade, ética e direito, incluindo como se aproximam e como são distintos.
  • Compreender e analisar um problema que envolva integridade, ética e direito no domínio público, e criar e avaliar soluções
  • Antecipar, identificar e refletir sobre problemas relacionados com a integridade, ética e direito em suas próprias vidas.
  • Reconhecer a importância da integridade, ética e direito na resolução de desafios que enfrentarão no futuro.
 
Seguinte: Questões chave
Regressar ao início