Este módulo é um recurso para professores 

 

Questões chave

 

Todos os seres humanos nascem livres e iguais, em dignidade e direitos, como o estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos (Universal Declaration of Human Rights), que é analisada de maneira aprofundada no Módulo 2 Integridade e Ética (Ética e Valores Universais). O comportamento ético envolve tratar as pessoas desta forma, independentemente de seu gênero. Contudo, consciente e subconscientemente, indivíduos e sociedades têm permitido e tolerado a exclusão e negação de direitos humanos básicos, ao chamar àqueles externos ao seu círculo como os “Outros”. Construímos um grupo “externo” quando buscamos e identificamos diferenças entre “nós” – sejam elas baseadas na pele, cabelo e cor dos olhos, altura, peso, gênero, orientação sexual, etnia, religião, idade, deficiências físicas ou mentais, status socioeconômico, educação, residência, status legal, vocação, línguas faladas e sotaque. Estes preconceitos internalizados podem nos levar, e as instituições que criamos, a negar aos outros benefícios que desfrutamos e justificar o nosso próprio direito.

Uma das bases de exclusão mais comuns, historicamente, tem sido o gênero. Consequentemente, mulheres e meninas são esmagadoramente sujeitas a diversos tipos de violência e discriminação relacionadas ao gênero. Isso não sugere que homens e meninos não sofram discriminações. Entretanto, uma vez que os homens historicamente fazem valer o seu poder sobre as mulheres, as desigualdades estruturais colocam as mulheres em desvantagem, em termos de acesso aos direitos e oportunidades. Isso é reconhecido pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (United Nations’ Sustainable Development Goals) (SDGs), que visam atingir a igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas até 2030. Acabar com a discriminação de gênero contra mulheres também é o objetivo da Convenção para a Eliminação de todas as formas de Discriminação Contra a Mulher (Convention on the Elimination of all forms of Discrimination Against Women) (CEDAW), que foi adotada pelas Nações Unidas em 1979. A partir de Junho de 2018, havia 189 grupos para o CEDAW.

A discriminação de gênero contra as mulheres é composta pela marginalização que muitas mulheres enfrentam com base em seu status socioeconômico, idade, etnia ou raça. Estas realidades levaram à definição das mulheres como “pessoas vulneráveis”, conforme explicação detalhada abaixo. A teoria da Ética do Cuidado (EoC) clama a todos os indivíduos que tenham atos conscientes e empáticos com relação ao avanço e proteção de membros vulneráveis da sociedade – neste caso, as mulheres. O Módulo ilustra como a Ética do Cuidado pode ajudar os estudantes a agirem em suas vidas cotidianas, no sentido de identificar e enfrentar a discriminação contra as mulheres.

Podem ser utilizadas diferentes teorias éticas para analisar e abordar a discriminação de gênero, incluindo o utilitarismo, a deontologia e a ética da virtude, que são discutidas no Módulo 1 de Integridade e Ética (Introdução e Estrutura Conceitual). Contudo, este Módulo enfoca a teoria da Ética do Cuidado porque é um desenvolvimento importante no âmbito da longa história do feminismo, que vai para além da dicotomia do um/outro que sugere que alguém deve abrir mão de seus direitos para que outro receba mais. A Ética do Cuidado também é uma teoria importante que nos traz ricos recursos para pensar sobre gênero e sexualidade. Ao discutir a Ética do Cuidado, o Módulo encoraja-nos a pensar em um nível mais transformacional, considerando conceitos como o cuidado, a confiança e a solidariedade, e os papéis que desempenham junto a conceitos como o de justiça, igualdade e direitos individuais. Ao mesmo tempo, os palestrantes são encorajados a considerar e a utilizar outras teorias e abordagens que possam ser eficazes, para motivar os estudantes a desafiar importantes pressupostos e estruturas de poder relacionadas ao gênero em sua localidade (por exemplo, país, região) ou tipo de comunidade (por exemplo, urbana, periferia urbana, rural, nativa).

As sub-páginas desta secção fornecem uma visão geral descritiva das questões-chave que os docentes poderão querer cobrir com os seus alunos quando ensinarem sobre este tópico: 

 

 
Seguinte: Termos básicos: Gênero e discriminação de gênero
Regressar ao início