Este módulo é um recurso para professores 

 

Introdução

 

Esse módulo apresenta aos estudantes a idéia de que a integridade e a ética são chaves para o sucesso empresarial sustentável. Examina as razões pelas quais os indivíduos em entidades corporativas deveriam agir com integridade e fazer negócios de maneira ética. Fornece ainda uma visão geral dos elementos de construção de uma cultura de integridade e ética eficaz, que apoia as empresas de forma a que atuem como bons cidadãos. A conformidade é um conceito que abrange as medidas que as empresas tomam para aderir a padrões, regras e regulações e é também uma parte importante de qualquer discurso sobre integridade e ética e, como tal, valorizada nesse Módulo. Coloca-se uma ênfase na função dos códigos de ética ou códigos de conduta como ferramentas para as empresas obterem tanto o comportamento ético como conformidade. Apesar dos códigos serem somente um componente de um programa geral da ética em negócios, eles são uma maneira tangível de atualizar a prática da ética em negócios.

O Módulo 1 (Introdução e Estruturas Conceituais) de Integridade e Ética da Educação para a Justiça (E4J) define os termos integridade e ética, apresenta os conceitos éticos essenciais e as suas raízes filosóficas e demonstra os raciocínios e análises éticas. Este Módulo fundamenta-se nessas discussões. A principal ideia do Módulo é que as empresas precisam de adotar uma abordagem abrangente e multidisciplinar, para defenderem padrões de integridade e abordarem as questões éticas. O Módulo também explica, de forma breve, como as empresas podem contribuir para o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. 

O Módulo é um recurso para professores/as. Fornece um esboço para uma aula de três horas, no entanto, pode ser usado para aulas mais ou menos, ou para cursos completos. (Vide Guia para desenvolver um curso autônomo). 

 

Objetivos de aprendizagem

 
  • Explicar por que a integridade e a ética são importantes tanto para as corporações como para os indivíduos no mundo de negócios.
  • Apresentar uma argumentação empresarial pela importância da integridade e da ética nos negócios (tanto em termos da criação de valor a longo prazo como da proteção do valor).
  • Descrever os principais componentes necessários para projetar, implementar, e apoiar um programa bem sucedido de integridade e ética, em qualquer negócio.
  • Sugerir abordagens de gestão da ética para diferentes tipos de negócios, em termos de tamanho, estatuto legal ou nível de complexidade.

 

Seguinte: Questões chave
Regressar ao início