Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de Estrutura de Aula

 

Esta seção contém recomendações para uma sequência de ensino com conteúdos e dinâmicas a serem trabalhadas em uma aula de três horas. O professor pode desconsiderar ou reduzir alguns dos tópicos abaixo para dar mais tempo a outros elementos, incluindo introdução, “quebra-gelo”, conclusão ou pequenas pausas. A estrutura também pode ser adaptada para aulas mais curtas ou mais longas, uma vez que as durações das aulas variam entre os países.

 

Primeira hora - Introdução

  • Atividade pré-aula (tempo varia): Convide os alunos a assistir ao vídeo da OTAN sobre o impacto das armas de fogo na sociedade e esforços para prevenir o uso indevido e o mau uso de armas (6 minutos, 24 segundos) NATO: Small Arms are Real Weapons of Mass Destruction?
  • (OTAN: Armas Pequenas são Verdadeiras Armas de Destruição em Massa?)
  • Os alunos devem estar preparados para fornecer um breve relato e construir uma lista de perguntas. Além disso, selecione uma fonte de notícias que possa mostrar incidentes envolvendo armas de fogo/APAL.
  • (Em classe) Atividade para quebrar o gelo (10-15 minutos): Em pequenos grupos, os alunos fazem um breve resumo do vídeo que assistiram e formulam perguntas sobre o papel das armas na violência. Liste as perguntas no quadro ou no Google Doc.
  • Aula (45-50 minutos): Dê uma aula sobre o panorama das armas de fogo com base no módulo.
 

Segunda Hora - Consequências do uso ilícito de armas de fogo

  • Atividade pré-aula (tempo varia): Peça a cada aluno que selecione uma consequência ou um efeito negativo associado a armas de fogo/APAL e encontre um exemplo em sua própria comunidade ou país. Esteja preparado para discutir no início da segunda hora.
  • (Em classe) Atividade para quebrar o gelo (10-15 minutos): Em pequenos grupos, os alunos fazem um breve resumo das consequências/efeitos negativos que estudaram.
  • Aula (45-50 minutos): Dê uma aula sobre as consequências negativas com base no Módulo narrativo.
 

Terceira hora - Abordagens para lidar com a violência armada

  • Exercício em sala (5-10 minutos): Peça aos alunos que reflitam se as armas de fogo “causam” as consequências específicas abordadas no Módulo.
  • Aula (20 minutos): Descreva as abordagens para lidar com a violência armada, conforme descritas no módulo.
  • Exercício (20-30 minutos): Determine a relação entre o rank de um país no Índice de Desenvolvimento Humano e os índices de paz, violência, homicídios etc. O que você pode concluir sobre os cinquenta países com piores IDH e os cinquenta países mais violentos? Se as classificações não corresponderem exatamente, desenvolva explicações, por exemplo, de porque um país violento não tem um IDH tão baixo, ou vice-versa. 
 
Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início