Este módulo é um recurso para professores 

 

Guia para desenvolver uma disciplina autônoma

 

Este Módulo oferece um roteiro para uma aula de três horas de duração, contudo, o material tem potencial para ser ainda mais desenvolvido em um curso independente. O escopo e a estrutura de um curso como este serão determinados pelas necessidades específicas de cada contexto, mas uma possível estrutura é apresentada aqui como sugestão. As Listas de Leituras Essenciais e Avançadas, incluídas neste Módulo, oferecem uma ampla gama de materiais para desenvolvimento de um curso completo.  As TED Talks referidas no Módulo podem ser usadas em aulas relevantes para promover discussões e debates. 

Sessão

Tema

Breve descrição

1

O papel do jornalismo na sociedade

Deve abranger a história do jornalismo e reportagens jornalísticas relevantes para a cultura do local e eventos jornalísticos universalmente compreendidos. Use as discussões em grupo e debates sobre jornalismo e o Estado, bem como o que é o jornalismo atualmente; privado, público, de entretenimento, social/cidadão/público (Facebook, Twitter, YouTube, Google+, etc.), para envolver os estudantes no significado do jornalismo e do seu papel com os mídia e nesta aula.

Análises sugeridas para ideias e materiais de ensino: Journalism: A Very Short Introduction.

2

Introdução e entendimento éticos 

Esta aula introdutória deve focar-se nos entendimentos básicos sobre a ética e nas breves visões gerais históricas sobre as principais teorias éticas (por exemplo, o utilitarismo, a deontologia e a ética da virtude) e em filósofos (por exemplo, Platão, Aristóteles, Hume, Mill, Hegel, Kant, Marx, Rawls, Rorty, etc.).

Esta aula e a seguinte se sobrepõem em vários aspectos e estabelecem as expectativas intelectuais/cognitivas para o restante das aulas sobre as questões éticas dos mídia.

Fontes Sugeridas:

Integridade e Ética Module 1 e Media Ethics: Cases in Moral Reasoning Cases in Moral Reasoning. 10ª ed.

3

O método Potter Box e como usá-lo 

Introdução ao método Potter Box, enquanto uma ferramenta de consideração ética. Utilizando os estudos de caso, esta aula é usada para exercícios individuais e estudos em aula sobre o uso do método. O seu objetivo é envolver os estudantes no pensamento ético e preparar o cenário para a reflexão, à medida que as questões de ética dos mídia forem discutidas nas aulas posteriores. O objetivo será utilizar o método Potter em vários momentos nas aulas posteriores e então, novamente, ao final do curso, para um exercício de reflexão e um relatório final.

Fontes Sugeridas:

Media Ethics: Cases in Moral Reasoning; Ethics Dilemma: Use Potter Box; Beyond the Potter Box: A Decision Model Based on Moral Development Theory.

4

Código de ética e estudos de caso ético 

A turma lê e discute o Código de Ética da Sociedade dos Jornalistas Profissionais. O professor utiliza o material e os estudos de caso para explorar o significado prático de um código de ética, a quem e como se aplica e auxilia em algumas circunstâncias, como o compartilhamento de informações, fontes anônimas ou desconhecidas, reportagens de cidadãos e uso de fontes online sem acesso às fontes originais. Fonte Sugerida: Society of Professional Journalists

5

Qual notícia é confiável e como escolher?

Discussão e debate em sala de aula sobre em quais notícias confiar e qual é a fonte confiável.

Fontes Sugeridas:

Use a TED Talk How to choose your news como abertura do tema. O professor seleciona páginas da Blur: How to Know What's True in the Age of Information Overload.

6

A mídia tem o dever de cuidado de evitar danos? Com quem tem este dever?

Discussão e debate em sala de aula sobre qual é o dever de cuidado e se ele se aplica os mídia. Explore essa questão quanto à fonte original de publicação, republicação e retransmissão pelos mídia ou pelos cidadãos. Exemplos análogos podem ser retirados da republicação dos segredos de estado ou de pornografia, ambos carregam responsabilidade sobre publicações subsequentes. Fontes Sugeridas:

Use a TED Talk Does the media have a "duty of care”? E a leitura selecionada do Media Law and Policy in the Internet Age.

7

Vocês são editores, jornalistas ou retransmissores. Como você age sobre o que acha que sabe?

Discussão em classe sobre como um jornalista deve pensar e dissecar os fatos e possíveis histórias advindas destes fatos antes de decidir o que tais fatos são e se deveriam ser publicados ou republicados. Permita que os estudantes interpretem um jornalista, um editor, donos ou consumidores dos mídia.

Fontes Sugeridas:

Use a TED Talk Think Like A Journalist e leituras selecionadas a partir do The Elements of Journalism: What Newspeople Should Know and the Public Should Expect.

8

Quem controla o discurso da mídia e qual a extensão da manipulação por partes ou grupos interessados?

Discussão em classe, pesquisa e interpretação de papéis usando materiais e reportagens contemporâneas dos mídia para exploração de preconceitos, ganhos e interesses especiais. A TED Talk desafia e expõe a falácia das crenças comuns nos mídia de hoje.

Fontes Sugeridas:

Use a TED-Talk Astroturf and manipulation of media messages e a Introdução e Capítulo 1 de The Smear: How Shady Political Operatives and Fake News Control What You See, What You Think, and How You Vote.

9

O que é o “novo jornalismo”? Jornalismo do cidadão, do consumidor ou colaborativo e seu papel.

Comece com o TED Talk Citizen Journalism, que apresenta duas histórias verdadeiras muito poderosas, para levantar as questões e suas respectivas complicações para desencadear discussões e debates em classe. A leitura sugerida também apresenta ao estudantes o fotojornalismo como uma poderosa ferramenta do cidadão, com exemplos de diferentes partes do mundo. Este material pode ser expandido com exemplos dos estudantes e pesquisando na Internet para criar um conteúdo local.

Fontes Sugeridas:

Use a TED Talk Citizen Journalism e as leituras selecionadas de Citizen Journalism: Global Perspectives, Volume 1.

10

Questões midiáticas e sociais: um estudo sobre uma questão e como solucioná-la 

Usando o Reporting on Corruption, a aula abordará os tópicos do relatório e os estudantes aplicarão o que aprenderam sobre os mídia e ética, aplicados às reportagens sobre sobre corrupção. Cada capítulo apresenta exemplos de casos, para escolher e envolver os estudantes no seu papel na abordagem da corrupção como jornalistas, participantes ou consumidores dos mídia.

UNODC, Reporting on Corruption: A Resource Tool for Governments and Journalists.

 

Regressar ao início