Este módulo é um recurso para professores 

 

Introdução

 

Este módulo aborda temas básicos sobre armas de fogo. O foco não consiste apenas nos fundamentos sobre as armas de fogo, mas também na importância da classificação adequada dos tipos de armas. Como nem todas as armas são iguais, os países tendem a regulá-las e classificá-las de acordo com o uso legal que desejam dar a essas armas. Por exemplo: armas militares, armas de caça e armas civis, ou em relação ao status legal das armas autorizadas/permitidas ou proibidas/restritas. A mesma arma pode enquadrar-se em diferentes categorias dependendo do país, o que pode criar confusão, brechas legais, problemas de identificação e registro de armas, entre outros. 

As armas de fogo também se conectam de maneira diferente ao crime: algumas têm características que as tornam mais atraentes para os criminosos, outras menos. Entender essas diferenças pode ajudar a interpretar melhor os dados e as informações sobre apreensões no contexto da criminalidade em geral. 

Um bom entendimento da classificação das armas de fogo, como, por exemplo, o tipo, o modelo, as características e a nomenclatura dessas armas e suas munições, ajudará seus estudantes a entenderem melhor os tópicos discutidos nos outros módulos da série de Armas de Fogo, especialmente em relação às transferências lícitas e ilícitas, legislação, medidas regulatórias, investigação, acusação e sentenças. Para os estudantes que seguem uma carreira relacionada aos campos mencionados acima, mesmo o conhecimento básico sobre armas de fogo pode ter um impacto positivo em sua carreira e realizações profissionais. Por exemplo, para os legisladores, a identificação e classificação adequadas de armas de fogo podem determinar seu status legal, mais precisamente se elas serão classificadas como permitidas, proibidas ou restritas. Para um investigador ou um promotor público, a identificação adequada de armas de fogo pode determinar as disposições legais aplicáveis ​​a cada caso. 

É verdade que existem muitas classificações que respondem a diferentes critérios (aparência física – armas longas e curtas – uso, ação etc.), mas também existem algumas características comuns que não mudam e que se relacionam às características técnicas de uma arma de fogo. Este Módulo fornece, portanto, o conhecimento básico sobre armas de fogo, sua classificação e identificação.

 

Resultados de Aprendizagem

 
  • Identificar e descrever os diferentes tipos de armas de fogo.
  • Entender as diferentes definições e tipologias de armas usadas em atividades criminosas, como armas pequenas, armas de fogo, armas leves, armas militares vs. armas civis, armas de disparo único, semiautomático e automático.
  • Conhecer as peças e acessórios de uma arma de fogo que podem influenciar sua letalidade e eficácia em causar danos.
 
Seguinte: Questões chave
Regressar ao inicio