Este módulo é um recurso para professores 

 

Introdução

 

Mensurar com precisão a criminalidade organizada é difícil devido à natureza iminentemente secreta das atividades criminosas, e pelas tentativas feitas pelas organizações criminosas para ocultar as suas operações, com recurso a violência e corrupção, bem como outros fatores, como a omissão de denúncia por parte das vítimas. Relatórios oficiais das atividades criminosas organizadas, são limitados aos crimes que hajam sido denunciados, e por isso apenas conseguem apreender uma fração da atividade criminosa organizada. Mas a verdadeira extensão da criminalidade organizada continua desconhecida.

As Organizações Internacionais, como o Escritório para os Assuntos de Droga e de Crime (UNODC), têm tentado mensurar a criminalidade organizada, examinando os mercados e fluxos de produtos, ao invés de se focar nos perpetradores. Esta abordagem é uma outra forma de avaliar a extensão da criminalidade organizada a um nível global. Fazendo-o, a UNODC ganhou reconhecimento internacional por mensurar o tráfico de estupefacientes, o tráfico de pessoas, bem como outros crimes a uma escala global.

A avaliação de risco em relação aos diferentes tipos de mercados ilícitos, tem sido amplamente usada para identificar potenciais ameaças apresentadas pela criminalidade organizada. Informada por uma análise cuidada das ameaças predominantes e dos danos que causam, a abordagem da avaliação de risco permite a identificação e compreensão da criminalidade organizada, tanto da perspetiva dos grupos envolvidos e das vítimas, como dos mercados de produtos visados. Esta informação é depois usada para desenvolver políticas que impediriam as organizações criminosas de cometer crimes, e até prevenir que esses grupos se formem.

Tópicos em análise

  • Dados oficiais
  • Abordagens para medição
  • Ameaças
  • Danos
  • Avaliação de risco

Objetivos de aprendizagem

Este Módulo fornecerá aos professores as orientações e os recursos necessários para ensinar, aos seus estudantes, o seguinte: 

  • Compreender as diferentes abordagens para mensurar a criminalidade organizada.
  • Identificar os problemas e as questões suscitadas na medição do fenómeno da criminalidade oculta.
  • Distinguir os pontos fortes e os pontos fracos, entre as existentes mensurações de criminalidade organizada, usando estatísticas oficiais, ou usando estimativas dos fluxos de produtos e serviços.
 
 Seguinte: Questões chave
 Regressar ao início