Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de Estrutura de Aula

 

Esta secção contém recomendações para uma exposição organizada e temporalmente adequada dos conteúdos, com vista ao alcance dos objetivos da aprendizagem, numa palestra de três horas. O palestrante pode querer desconsiderar ou reduzir alguns dos pontos abaixo indicados para despender mais tempo com outras atividades, como a introdução, a realização de atividades quebra-gelo, a apresentação de conclusões ou a realização de pequenos intervalos. A estrutura pode ser adaptada para aulas mais curtas ou mais longas, considerando que a duração das mesmas varia de país para país.

Introdução – 15 minutos

  • Realizar o exercício 1, que permitirá aos estudantes discutir a sua compreensão e experiências em torno da corrupção no setor público (10 mins).
  • Introduzir o módulo e fornecer uma visão geral das suas principais questões (5 mins).

Visão geral da corrupção no setor público – 45 minutos

  • Introduzir e discutir diferentes abordagens de combate à corrupção no setor público. Utilize a secção de síntese dos conteúdos programáticos deste módulo e de pré-leitura, especialmente USAID (2017) (15 mins).
  • Realizar o Exercício 2 (30 mins).

Causas da corrupção no setor público – 45 minutos

  • Introduzir e discutir as causas da corrupção no setor público. Utilize a secção de síntese dos conteúdos programáticos deste módulo e de pré-leitura, especialmente Vito Tanzi (1998) (20 mins).
  • Pedir aos estudantes que proponham maneiras de reduzir as oportunidades para a prática de atos de corrupção em esferas específicas do setor público (p.e. prestação de cuidados sanitários, de serviços educativos, judiciais, de polícia) e estimular a discussão da turma em torno das propostas apresentadas (25 mins).

Compreender a corrupção na contratação – 40 minutos

Aspetos culturais da corrupção no setor público: presentes e conflitos de interesses – 30 minutos

Conclusão - 5 minutos

 
Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início