Série de Módulos Universitários

Criminalidade Organizada

#f68121

Módulo 1

Definições de Criminalidade Organizada

 

Desenvolvido no âmbito da iniciativa Educação para a Justiça (E4J) do UNODC, uma componente do Programa Global para a Implementação da Declaração de Doha, este Módulo faz parte da Série de Módulos Universitários sobre Criminalidade Organizada da E4J e é acompanhado por um Guia de Ensino. A gama completa de materiais do E4J inclui módulos universitários sobre Anticorrupção, Armas de Fogo, Cibercriminalidade, Contraterrorismo, Crimes Contra a Vida Selvagem, Criminalidade Organizada, Integridade e Ética, Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, Tráfico de Pessoas e Tráfico Ilícito de Migrantes.

Todos os módulos universitários da E4J oferecem sugestões para exercícios nas aulas, avaliações de alunos, diapositivos e outras ferramentas de ensino que os docentes podem adaptar aos seus contextos, e integrar nos cursos e programas universitários existentes. Este Módulo fornece ainda uma proposta para uma aula de três horas, que pode ser adaptada para sessões mais curtas ou mais longas.

Todos os módulos universitários da E4J têm em consideração a investigação e o debate académico existentes, e podem conter informações, opiniões e declarações de várias fontes, incluindo relatórios de imprensa e de peritos independentes. As ligações a recursos externos foram testadas na altura da publicação. No entanto, como os websites de terceiros podem mudar, por favor contacte-nos se se deparar com um link inválido ou se for redirecionado para conteúdo inadequado. Pedimos-lhe também que nos informe se notar que uma publicação está ligada a uma versão ou website não oficial ou se notar alguma gralha.

Os módulos foram traduzidos por uma rede de professores e académicos de vários países de língua portuguesa e, como tal, a terminologia, a ortografia e sintaxe refletem o carácter pluricêntrico da língua portuguesa, que procurámos respeitar. Embora tenhamos traduzido cuidadosamente este módulo para assegurar uma tradução precisa, harmonizando termos e conceitos sempre que possível, a versão oficialmente aprovada é a versão em língua inglesa. Por conseguinte, em caso de dúvida, consulte a versão inglesa correspondente.

 
Termos de utilização e isenções de responsabilidade